Utilize nossa FAQ para saber mais

Reunimos aqui todas informações sobre o funcionamento da ORCAMPI/Unimed Campinas para que você possa esclarecer suas dúvidas.

A Organização Funilense de Atletismo ORCAMPI é uma entidade esportiva privada, sem fins lucrativos, que trabalha sob o conceito de educar através do esporte. Foi idealizada pelo empresário Sérgio Coutinho Nogueira, pelo treinador de atletismo Ricardo D´Angelo e pelo medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima. Juntos eles criaram núcleos para promover a iniciação de crianças e adolescentes no atletismo, de forma lúdica. Além de ajudar a formar cidadãos, a experiência esportiva vivenciada por esses jovens revelou potenciais futuros atletas, entre eles, a campeã mundial do salto com vara, Fabiana Murer.

Fundada em 1997, a ORCAMPI mantém até hoje como padrinho o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima. Com sua experiência e coordenação de seu treinador Ricardo D´Angelo, Vanderlei montou uma equipe de profissionais qualificados para ajudá-lo a realizar um antigo sonho: oferecer para crianças e adolescentes a oportunidade de transformarem suas vidas através do esporte, exatamente como aconteceu com ele.

O trabalho vem gerando resultados expressivos tanto no aspecto social, quanto de conquistas esportivas. A ORCAMPI é a única equipe do Brasil que possui um programa que contempla todas as etapas da formação esportiva: captação de talentos, formação, aprimoramento técnico e, por fim, o rendimento.

Ao longo dos últimos vinte e dois anos a ORCAMPI contribuiu com o fomento da modalidade, desenvolvendo reconhecido trabalho com as categorias de base e encaminhando os jovens que mostraram aptidão para seguir a carreira esportiva. Diversos atletas de destaque deram seus primeiros passos no atletismo na ORCAMPI, assim como muitos treinadores.
Existem duas maneiras de participar dos treinos: através do grupo de formação e do grupo de rendimento.

Grupo de formação: seleção realizada através das escolinhas de atletismo da equipe; convites aos participantes que se destacarem em competições de atletismo escolares nas esferas municipais; agendamento semanal de interessados que procurem diretamente o projeto; indicação de outros integrantes do projeto ou das entidades responsáveis pelo atletismo no estado de São Paulo. Também receberemos atletas que já praticam a modalidade e estão buscando uma estrutura melhor para desenvolver suas potencialidades no atletismo. Os novos participantes serão selecionados por meio de avaliação de capacidades biomotoras, resistência, velocidade e força. Para a avaliação da resistência serão utilizados testes de corrida contínua de 600 e 1.000 metros, para a velocidade utilizaremos os testes de 50 e 300 metros. Para força, serão adotados testes de força de lançamento (arremesso de peso) e salto em distância parado (impulsão horizontal).

Grupo de rendimento: a seleção de participantes adotará como critério a colocação do atleta no ranking nacional de atletismo, da Confederação Brasileira de Atletismo, e os resultados conquistados na temporada anterior.
O(a) atleta aprovado (a) durante o processo seletivo deve preencher a ficha de inscrição fornecida pela ORCAMPI; providenciar também cópia de um documento com foto; cópia da certidão de nascimento; cópia de comprovante de endereço atualizado (contas de água, luz, telefone de até 3 meses atrás); atestado médico; e comprovante de matrícula escolar.
A faixa etária é a partir de 6 anos.
Os treinamentos são divididos em períodos, de acordo com a faixa etária e desenvolvimento físico dos atletas. Gradativamente os atletas são encaminhados das atividades de treinamento geral para as de treinamento específico, chegando ao período de competições objetivando o bom desempenho em sua prova e, para o grupo de rendimento, a conquista de índices e de boas colocações no ranking nacional. Todos atletas são orientados por professores e treinadores graduados e especializados em atletismo.
Os treinamentos são realizados no Complexo de Atletismo do Centro Esportivo de Alto Rendimento (CEAR), em Campinas. O local pertence à Prefeitura Municipal de Campinas e é fruto de uma iniciativa do município, do Governo Federal e da Secretaria Especial do Esporte. Através de um convênio firmado com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Campinas a ORCAMPI tem autorização para utilizar o espaço para realizar as suas atividades.

O local de execução do projeto está equipado com adaptações que permitem o acesso de todos os indivíduos, sejam portadores de necessidades especiais ou não. Existem dois banheiros adaptados (masculino e feminino), contando com barras de apoio tanto nos vasos sanitários quanto nos chuveiros. As entradas para a pista são feitas em terreno plano, com portões largos, permitindo desde pedestres até cadeirantes. O Complexo de Atletismo do CEAR é ponto final da linha de ônibus 430 (veículos adaptados para PNE), permitindo que todas as pessoas acessem o espaço vindos de qualquer ponto da cidade. As portas das salas respeitam a largura necessária para uma cadeira de rodas, permitindo acesso fácil ao seu interior. A arquibancada possui corrimão e recuo com espaço suficiente para o trânsito de pessoas e cadeirantes.
Sim, todas atividades desenvolvidas são gratuitas aos atletas que integram a equipe e custeadas pelos patrocinadores do projeto.
Não, a ORCAMPI não oferece treinos para o público em geral e sim para os atletas selecionados para integrarem a equipe
Período matutino: segundas às sextas-feiras - das 7 às 12 horas.
Período vespertino: segundas, quartas e sextas-feiras - das 14 às 18 horas.
Sábados: das 8 às 11 horas.

Quer saber as novidades sobre a Orcampi?

Veja nossas newsletter