O que fazemos

A ORCAMPI é a única equipe do Brasil que possui um programa que contempla todas as etapas da formação esportiva: captação de talentos, formação, aprimoramento técnico e, por fim, o rendimento.

Desde a sua fundação a Organização Funilense de Atletismo (ORCAMPI) vem contribuindo com o desenvolvimento do atletismo brasileiro e oferecendo ao jovem uma oportunidade de transformação social através do esporte. Em 1997 nosso padrinho Vanderlei Cordeiro de Lima morava em Campinas. Ele se mudou com a família a convite do empresário Sérgio Coutinho Nogueira e passou a treinar com Ricardo D´Angelo.

Em comum os três tinham a paixão pelo atletismo e começaram a pensar em alternativas para contribuir com o desenvolvimento da modalidade. Na ocasião, Vanderlei já era um atleta com alguns resultados expressivos, inclusive com uma participação nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. Por experiência própria ele sabia da importância de investir na nova geração de atletas. O esporte já tinha mudado a sua vida e de sua família e sabia que poderia mudar de muita gente também.

Decidiram então fundar a Orcampi, uma escolinha de atletismo pioneira, que buscava promover a iniciação de crianças e adolescentes na modalidade, de forma lúdica. A data oficial foi o dia 12 de março de 1997 e além de Campinas, a equipe tinha núcleos nas cidades de Artur Nogueira, Cosmópolis, Indaiatuba e Paulínia.

Ao longo de mais de duas décadas ininterruptas de trabalho, a Orcampi concentrou suas atividades em Campinas (e viabilizamos o transporte dos atletas que moram na Região Metropolitana de Campinas para virem treinar diariamente), atendemos mais de 5.500 participantes e conquistamos resultados atléticos e sociais relevantes. Muitos atletas foram encaminhados para a carreira profissional, outros tantos cumpriram as etapas sociais do projeto e a vida de muitas famílias envolvidas com a nossa proposta foram impactadas.

A ORCAMPI é a única equipe do Brasil que possui um programa que contempla todas as etapas da formação esportiva: captação de talentos, formação, aprimoramento técnico e, por fim, o rendimento.

Nossa grande revelação no aspecto atlético foi a saltadora Fabiana Murer, campeã Mundial, Pan-Americana e recordista Sul-Americana do salto com vara. E em 2016 ajudamos o saltador Thiago Braz a conquistar a medalha de ouro e o recorde olímpico na prova do salto com vara.

Todas conquistas muito importantes, mas ainda mais recompensador é saber que contribuímos com a formação de uma nova geração, que através do esporte transformou suas realidades. Uma geração de novos talentos para o atletismo brasileiro, mas sobretudo uma nova geração de cidadãos conscientes.

Conheça nossos patrocinadores

Quer saber as novidades sobre a Orcampi?

Veja nossas newsletter